O Legado

A primeira Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável de Cerrado do País.

Pela natureza dos negócios desenvolvidos pela Votorantim, a empresa sempre optou pela aquisição de territórios que não se limitassem às necessidades de seus empreendimentos. Por isso, por todo Brasil, mantém áreas florestais em alto grau de conservação, mostrando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais.

Nesse contexto, desde a década de 40 quando começou a trabalhar com Níquel, a Votorantim vem protegendo grande parte do Cerrado na região de Niquelândia/GO e, em 2017, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio e Reservas Votorantim, através da assinatura de um protocolo de intenções com o governo do Estado de Goiás, transformaram as fazendas Engenho e Santo Antônio da Serra Negra (de propriedade da CBA), em Niquelândia, na primeira Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável de Cerrado no País, o Legado Verdes do Cerrado.

Com o múltiplo uso do solo em 32 mil hectares do território, a Reserva é uma iniciativa pioneira no Brasil na conservação desse bioma, com um modelo de gestão inovador que alia negócios da economia convencional com a nova economia.

O Legado é composto por dois núcleos: Engenho com área total de 27 mil hectares, que protegem as nascentes de três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água para abastecimento público de Niquelândia), e Santo Antônio da Serra Negra com área total de 5 mil hectares, localizado às margens do Lago da Serra da Mesa.

O Modelo de Negócio

O Legado Verdes do Cerrado segue a estratégia de “múltiplo uso do solo” da Reservas Votorantim, empresa que administra seu território. Nesse formato são gerados diferentes tipos de negócios nos 80% de área conservada do LVC,  que vai do manejo sustentável à geração de créditos de carbono e, os 20% restante do território, são destinados a atividades da economia tradicional (pecuária e agricultura), onde acontece a integração lavoura-pecuária-floresta, o estabelecimento de agroflorestas e o uso de um manejo diferenciado e integrado à natureza.

Durante sua trajetória, o Legado Verdes do Cerrado vem diversificando seu portfólio e oferecendo produtos e soluções que conciliam o uso sustentável do território e a conservação de um dos biomas mais biodiversos e ao mesmo tempo, ameaçados do planeta.

Veja a estrutura do modelo de negócio:s

Legado Verdes do Cerrado

Geração de valor aliado à conservação do território

Os números do Legado Verdes do Cerrado

As riquezas do território conservado do Legado Verdes do Cerrado e o modelo de negócio já geraram resultados de grande impacto positivo, tanto para a conservação do bioma, quanto para a sociedade.

Para saber mais dos resultados das pesquisas científicas no Legado Verdes do Cerrado, clique aqui.

Conheça a proprietária do território:

Conheça a administradora da área:

Parceiros:

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados

© 2023 – Legado Verdes do Cerrado 
Todos os direitos reservados

Proprietária do território

Administradora da área

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados