A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), proprietária do Legado Verdes do Cerrado (LVC), e a Reservas Votorantim, administradora do território, certificaram o primeiro projeto de REDD+ do Cerrado brasileiro por meio do LVC, uma Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, de 32 mil hectares, localizada em Niquelândia, Goiás.
A iniciativa teve a parceria da Ecosystem Regeneration Associates (ERA) e da ECCON Soluções Ambientais.
Os créditos gerados pelo REDD+ Cerrado chegam ao mercado com certificação Verra, padrão com reconhecimento global.
O projeto possui 374,8 mil toneladas de carbono certificadas referentes ao período de 2017 a 2023.
Padrões: Verified Carbon Standards (VCS) + SocialCarbon (CCB para todos futuros períodos de monitoramento).
Impactos positivos sociais e ambientais associados ao REDD+ Cerrado
A Reservas Votorantim entende que a conservação é viabilizada à medida que o valor da floresta é percebido e garantido no longo prazo. Por isso, por meio do REED+ Cerrado e de toda sua atuação no Legado Verdes do Cerrado, tem o propósito de promover e contribuir com os avanços na ciência para a conservação do bioma, a savana tropical mais biodiversa do mundo; com a diminuição de Gases de Efeito Estufa (GEE); o desenvolvimento social; o desmatamento evitado e a proteção da biodiversidade, contribuindo assim com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 da ONU.
Fotos: Luciano Candisani
Dúvidas?
Para informações sobre o Projeto e/ou condições sobre a aquisição de nossos créditos de carbono, entre em contato com nossa equipe.